Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/pazeamor/public_html/control/includes/conexao.php on line 2
..:: Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus ::..

Curso de Oratória

Ministrados paralelamente ao Curso Principiante Espírita.
Todos serão realizados as 2ªs feiras das 20h as 21h30, exceto os de quinta-feira realizados das 14h30 às 16:00hrs.

Público-Alvo

aberto a todos

Programa

PALAVRAS DE LUZ

 

As palavras podem ser comparadas a caminhos. Uns levam com  brevidade ao porto de segurança, alguns conduzem a abismos, vários facultam o avanço tranqüilo, inúmeros são sinuosos e difíceis, diversos tornam-se atalhos ou se alargam complicados, podendo ser escolhidos de acordo com a preferência de cada individuo.

Assim, também são as palavras. Há aquelas que contribuem para a paz e a ordem, a liberdade e a razão, outras existem que perturbam, confundem, produzindo insatisfação e dor, muitas geram polêmicas e desequilíbrios... Todos porém, podem ser usadas conforme a preferência de cada ser.

As de Jesus, que libertaram o homem da ignorância são palavras de luz, que permanecem insuperáveis.

Transportando a sabedoria dos milênios para a vivência cotidiana, o Mestre Incomparável abriu a Sua boca e inundou o mundo de esperança e paz.

Todos os Seus ditos permaneceram como caminhos para a plenificação humana, acompanhadas pelos seus atos que os confirmavam na sua excelente qualidade.

Com Alan Kardec aprendemos que as palavras da verdade, impregnadas de lógica invulgar, são alicerces para a edificação das vidas que as adotem como regra de comportamento, porquanto penetrando os conteúdos profundos da revelação espiritual, o insigne lionês conseguiu atualizar os ensinamentos do Mestre Jesus, lançando pontes entre a ciência e a fé, a filosofia e a moral, a razão e a religião.

Por isso mesmo, as suas são igualmente palavras de luz, que aclaram o entendimento, dignificam aqueles que as vivenciam, projetando para o futuro próximo uma sociedade equânime e feliz.

Joanna de Angelis – Prefácio do Livro  “Palavras de Luz”.

Todos os santuários – asseverou Áulus (espírito) em seus atos públicos, estão repletos de almas necessitadas que a eles comparecem, sem o veículo denso, sequiosas de reconforto. OS EXPOSITORES DA BOA PALAVRA PODEM SER COMPARADOS A TÉCNICOS ELETRICISTAS, DESLIGANDO TOMADAS MENTAIS, ATRAVÉS DOS PRINCÍPIOS LIBERTADORES QUE DISTRIBUEM NA ESFERA DO PENSAMENTO (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 4 – André Luiz)        ESTA É A TUA TAREFA.... Boa Sorte!!!

 

ORATÓRIA – O PORQUÊ DESTE CURSO

Uma vez ao ano, nos meses de fevereiro a abril, oferecemos esta opção aos alunos e trabalhadores da Casa com o intuito de melhor adequar àquele que busca, através da exposição divulgar a doutrina de Jesus e Kardec.

O intuito foi criar um pequeno curso apostilado contendo orientações técnicas, e oferecer ao aluno oportunidade de expor na prática, mediante temas, previamente estabelecidos 

Este curso atende aos propósitos de informar, treinar, estimular à tarefa de divulgação, dando suporte não só técnico como prepara-lo para embasado em Kardec ser um multiplicador das mensagens do Cristo e Kardec.

RESUMO DO QUE APRENDER NESTE CURSO

Combater a inibição e o medo de falar.

Falar com naturalidade, técnica e eficiência.

Falar de improviso em qualquer situação.

Contornar situações difíceis e inesperadas.

Projetar uma imagem confiante e simpática.

Falar com desembaraço e sem constrangimento.

Conversar com desenvoltura em todos os ambientes

Planejar apresentações vencedoras.

Evitar o “branco” e situações embaraçosas.

Eliminar cacoetes, vícios e maneirismos.Desenvolver a postura e gesticulação com

harmonia e naturalidade.

Conquistar ouvintes hostis e indiferentes

Ativar o relacionamento pela comunicação.

Responder perguntas com segurança

Fazer apresentações profissionais

Dirigir e participar de reuniões.

Ampliar o vocabulário e corrigir a linguagem

Melhorar a voz e a dicção para falar de maneira agradável.

Preparar palestras de sucesso

Ordenar a exposição de forma lógica

Falar corretamente em pé ou sentado.

Participar, com sucesso, de entrevistas diante das câmeras.

Usar o humor, a emoção e a presença de espírito para dar brilho às apresentações.

MENSAGEM DE BEZERRA PARA OS DIVULGADORES  ESPÍRITAS

AMIGO,

Jesus em nós todos para que estejamos efetivamente com Jesus.

Sim, meu filho.

Divulgar o conhecimento espírita à luz das instruções do Cristo é dissipar as trevas.

Trabalhemos. Os recantos da sombra esperam braços amigos que lhes clareiem as portas de libertação e de paz.

Recordemos os nossos irmãos segregados nas furnas do sofrimento espiritual.

Os que perderam a esperança e naufragam no desalento...

Os que foram atraídos pelas próprias tendências, acalentadas em várias reencarnações de desequilíbrio e se abeiram da delinqüência...

Os que experimentaram provas difíceis e escorregaram nas pedras da revolta...

Os que turvaram a própria consciência, entregando-se aos processos de culpa nas ações impensadas...

Os que estabeleceram nuvens de negação na própria cabeça e acabaram desconhecendo a si mesmos...

Os que se isolaram nas paixões fulminantes da posse e enlouqueceram na cegueira do coração...

Os que esmoreceram na dor, caindo em desânimo, ignorando que a dor se lhes faria medicamento da redenção...

Os que usaram o verbo para destruir e tomaram em lutas desnecessárias, encarcerados nas conseqüências dos próprios erros...

Os que se debatem nas ondas pesadas de enganos cruéis, nas quais se cristalizam na cultura do cérebro, paralisando os recursos do sentimento...

Os que se acham em segregações carcerária reparando equívocos lamentáveis que os induziram às agressões nas quais rolaram aos profundos abismos do sofrimento...

Os que compraram para si mesmos enfermidades deprimentes com os gestos infelizes em que se comprometeram e aguardam ansiosos o remédio da alma que lhes sane a consciência cansada...

Os que se perderam das melhores oportunidades na reencarnação, caminhando agoniados pela desilusão nos territórios espirituais de ninguém...

Os que jazem tantas vezes recobertos de autoridade e influência, trazendo o coração semimorto no peito retalhado de angústia...

Os que criaram para si próprios a tempestade de lágrimas e receosos ante as próprias fraquezas anseiam armar-se contra eles mesmos, marginalizados no desespero dos quase suicidas...

Quem poderia relacionar todos os distritos sombrios da provação que nós mesmos criamos, nós, as criaturas de Deus, quando nos distanciamos de Deus, na paixão por nós mesmos?

Em razão disso, trabalhemos quanto se nos faça possível.

Os que sofrem não necessitam de palavras ou atitudes que lhes agravem as feridas...

Rogam simplesmente um bálsamo que os alivie ao encontro da recuperação.

Os que se mergulham nas trevas, não precisam que se lhes explique a situação de penúria espiritual a que se lançaram desprevenidos...

Pedem tão-somente uma luz.

Filhos, que o Senhor nos ampare e nos abençoe hoje e sempre, são os votos do servidor.

 

BEZERRA

(mensagem psicografada por Francisco C.Xavier em reunião de 1.6.74, Uberaba/MG)

NOS DOMINIOS  DA FALA

Não somente falar, mas verificar, sobretudo, o que damos com as nossas palavras.

Automaticamente, transferimos estados de alma para aqueles que nos ouvem, toda vez que damos forma às emoções e pensamentos com recursos verbais..

Terás pronunciado formosos vocábulos, selecionando frases a capricho, no entanto, se não as tiveres recamado de bondade e entendimento, é possível que tenha colhido apenas indiferença ou distância nos companheiros, que te compartilham a experiência.

Ainda mesmo hajam sido as tuas expressões das mais corretas e das mais nobres, gramaticalmente considerando, se nelas colocaste quaisquer vibrações de pessimismo ou azedume, ironia ou insinceridade, elas terão sido semelhantes a recipientes de ouro que derramassem vinagre ou veneno, ferindo ou amargurando corações ao redor de ti.

Isso ocorre porque, instintivamente, a nossa palavra está carregada de nosso próprio espírito, ou melhor, insuflamos os próprios sentimentos em todos aqueles que nos prestam atenção.

À vista disso, analisemo-nos em tudo o que dissermos.

Conversa é doação de nós mesmos. Opiniões que exteriorizemos são pinceladas para configuração de nosso retrato moral. Mais que isso, o verbo é criador. Cada frase é semente viva. Plantamos o bem ou o mal, a saúde ou a enfermidade, o otimismo ou o desalento, a vida ou a morte, naqueles que nos escutam, conforme as idéias edificantes ou destrutivas que lhe imponhamos pelos mecanismos da influenciação, ainda mesmo indiretamente.

Balsamizarás as feridas dos que se encontrem caídos nas trilhas do mundo, entretanto, que será de nossos “irmãos horizontalizados na angústia” se não lhes instilamos no coração a fé necessária para que se levantem na condição de filhos de Deus, tão dignos e tão necessitados da benção de Deus, quanto nós.

Estudemos a nossa palavra, entendendo-lhe a importância na vida.

Diálogo é o agente que nos expõe o mundo íntimo.

O verbo é o espelho que nos reflete a personalidade real para julgamento dos outros.

Falarás e aparecerás.

Emmanuel

O GRITO

-         Uma boa palavra auxilia sempre. Às vezes, supomo-nos sozinhos e proferimos inconveniências. Desajudamos quando podíamos ajudar.

É preciso aproveitar oportunidades. Falar é um dom de Deus. Se abrimos a boca  para dizer algo, saibamos dizer o melhor.

A pequena assembléia ouvia atenta a palavra de Sálus, o instrutor espiritual que falava pelo médium.

-         Não adianta repetir frases inúteis. E é sempre falta grave conferir saliência ao mal.

-         Contemos o bem. Destaquemos o bem.

Dentre todos os presentes, Belmiro Arruda escutava em silêncio.

Decorridos alguns dias, Arruda, nas funções de pedreiro-chefe  orientava o término da construção de grande recinto. O enorme salão parecia completo. Tudo pronto. Acabamento esmerado. Pintura primorosa.

-         Experimentemos a acústica – disse o engenheiro superior.

E virando-se para Belmiro:

-         Grite algo.

Arruda, recordando a lição, bradou:

-         Confia em Jesus!... Confia em Jesus!...

O som estava admiravelmente distribuído.

Os operários continuavam na sua faina, quando triste homem penetra o recinto. Cabeleira revolta. Semblante transtornado.

-         Quem mandou confiar em Jesus? - perguntou.

Alguém aponta Belmiro, para quem ele se dirige abrindo os braços.

-         Obrigado, amigo – exclamou

E, mostrando um revólver:

-         Ia encostar o cano ao ouvido, entretanto, escutei seu apelo e sustei o tiro... Queria morrer no terreno baldio da construção, mas sua voz acordou-me... Estou desempregado, há muito tempo, e sou pai de oito filhos... Jesus, sim! Confiarei em Jesus!...

Arruda abraçou-o, de olhos úmidos. O caso foi conduzido ao conhecimento do diretor do serviço. E o diretor, visivelmente emocionado, estendeu a mão ao desconhecido e falou:

-         Venha amanhã! Pode vir trabalhar amanhã...

-         Hilário Silva

(do livro A Vida Escreve, psicografia – Francisco C.Xavier)

AÇÃO DA PALESTRA SOBRE A PLATÉIA

Observei que o mentor houvera convidado expressivo número de trabalhadores desencarnados lúcidos e joviais, que me informaram ser cooperadores do Núcleo, durante as explanações públicas, esclarecendo as companhias espirituais infelizes dos encarnados, afastando as mais rebeldes e encaminhando aquelas que se encontravam predispostas à renovação. Tanto a palestra como o estudo funcionava na condição de psicoterapia coletiva para os indivíduos e os Espíritos.

Em razão dos encarnados raramente manterem sintonia elevada, interesse superior por muito tempo, eles se utilizavam da palavra do expositor para centralizar-lhes a atenção e fazê-los concentrar-se. Então agiam com dedicação e, ao término, ainda sob a psicofera saudável, realizavam algumas cirurgias perispirituais, separando mentes parasitas dos seus hospedeiros, refundindo o ânimo nos lutadores, apoiando as intenções saudáveis dos que despertavam, enfim auxiliando em todas as direções, mediante também os recursos terapêuticos dos passes individuais como coletivos.

(transcrito do livro Trilhas da Libertação, Manoel P. Miranda, espírito, Divaldo P. Franco, médium) pg 226/7, 4

a

.edição)

DICAS IMPORTANTES PARA EXPOSITORES

“Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar, em favor da sua divulgação, hábitos, trabalhos, ocupações fúteis. Ide e pregai: Os Espíritos elevados estão convosco”  Erasto (Evangelho Segundo Espiritismo)

E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte,e, assentando-se, aproximaram-se dele os sues discípulos. E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo... (mt V 1-2)

“... ai de mim, se não pregar o Evangelho ! “ (Paulo, I Cor, IX-16)

A maior caridade, que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua própria divulgação... Emmanuel

É pela tribuna espírita, que a mensagem doutrinária chega ao grande público, diariamente, nos milhares Centros existentes. Seu alcance é maior que o livro, pois, no país, muitos não sabem ler , dos que sabem, muitos não cultivam o hábito das boas leituras.

O expositor espírito, ante o público, é um “representante” do próprio Espiritismo e do movimento espírita. Assim é que o público o vê e, tudo o que o expositor disser ou fizer, repercutirá, em favor ou descrédito, para a Doutrina Espírita e toda a coletividade espírita.

Se ele acertar, ótimo. Suponhamos, porém, que haja falhas graves:

DOUTRINÁRIAS

-         Dando um sentido falso do que seja o Espiritismo,

-         Provocando reações hostis, como, por exemplo, no caso de comparações ou referências infelizes a pessoas ou religiões.

MORAIS

-         lançando, com má conduta, descrédito sobre a moralidade dos espíritas. 

TÉCNICAS

-         desagradando ao público e não se atingindo, assim, os objetivos de divulgação.

ALGUMAS RECOMENDAÇÕES

- exponha a Doutrina com clareza e lógica, de jeito a que os ouvintes percebam que ela

Duração: 7 aulas

Agenda

Avise-me do próximo!

das 20:00 às 21:30 hs.(segundas-feiras/noite)
Local: Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus
Rua Izidro Tinoco,53 - Tatuapé - São Paulo/
Tel.: (11) 2295-9349

Avise-me do próximo!

das 14:30 às 16:00 hs (quintas-feiras/tarde)
Local: Núcleo Assistencial Espírita Paz e Amor em Jesus
Rua Izidro Tinoco,53 - Tatuapé - São Paulo/
Tel.: (11) 2295-9349
Copyright© 2024 - Todos os Direitos Reservados

NÚCLEO ASSISTENCIAL ESPÍRITA PAZ E AMOR EM JESUS
RUA ISIDRO TINOCO, 53 - TATUAPÉ - SÃO PAULO/SP - TEL.: (11) 2295-9349